A Psicoterapia Infantil, Terapia Infantil ou Ludoterapia foi criada por Melanie Klein em 1924, precursora de Freud. O atendimento infantil irá se diferenciar do atendimento com adultos, uma vez que o mundo interno da criança e sua maneira de manifestá-lo apresentam singularidades.
No atendimento ludoterápico utiliza-se a caixa lúdica, brinquedos diversos, jogos, miniaturas, massinhas, tintas, papéis, cola, lápis, giz de cera, canetinhas dentre outros materiais que permitam a criança expressarem seus sentimentos, que não conseguem por via verbal.
Os pais, por mais dedicados e amorosos que sejam também possuem limitações. Nesta hora, buscar ajuda e orientação de um psicoterapeuta é uma possibilidade em dividir suas inseguranças com um profissional apto a ajudá-los.
É necessário realizar um Psicodiagnóstico Infantil, utilizando-se de entrevistas com os pais e com a criança. Finalizando com a entrevista de Devolutiva aos Pais, momento em que se propõe a forma de tratamento.
Os encontros com a criança são geralmente de uma a duas sessões semanais com duração de 45 minutos.
A participação dos pais em todo processo é importantíssimo, portanto os pais receberão Orientação Familiar uma vez a cada bimestre, para entenderem o processo de sofrimento psíquico que se encontra a criança, aprenderem novos manejos com o filho(a) para o bom prognóstico do caso.
Entre em contato comigo e agende uma entrevista:
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/