PASSO A PASSO PARA APRENDER PSICANÁLISE COLEÇÃO DE LIVROS BÁSICOS – PDF DOWNLOAD GRATUITO

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

 A Psicanálise é definida como um conjunto de teorias psicológicas (metapsicologias) e métodos terapêuticos que têm sua origem no trabalho e nas teorias de Sigmund Freud.

A suposição primária da psicanálise é a crença de que todas as pessoas possuem pensamentos, sentimentos, desejos e memórias inconscientes.

O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, conscientizar o inconsciente. É apenas ter uma experiência catártica (isto é, cura) que a pessoa pode ser ajudada e “curada”.

A psicanálise é uma abordagem de tratamento baseada na observação de que os indivíduos muitas vezes desconhecem muitos dos fatores que determinam suas emoções e comportamento. Esses fatores inconscientes podem ser a fonte de considerável sofrimento e infelicidade, às vezes na forma de sintomas reconhecíveis e outras como traços de personalidade perturbadores, dificuldades no trabalho e / ou nos relacionamentos amorosos ou distúrbios no humor e na auto-estima. Como essas forças são inconscientes, os conselhos de amigos e familiares, a leitura de livros de auto-ajuda, ou mesmo os esforços mais determinados da vontade, geralmente deixam de proporcionar alívio.

A psicanálise, como método de tratamento, baseia-se em conceitos relativos a processos mentais inconscientes originalmente formulados por Sigmund Freud e depois desenvolvidos por muitos psicanalistas experientes.

O tratamento psicanalítico pode revelar como esses fatores inconscientes afetam os relacionamentos atuais e os padrões de comportamento e ajudar o indivíduo a lidar melhor com as realidades da vida adulta.

No curso do tratamento psicanalítico intensivo, a natureza do relacionamento que se desenvolve entre paciente e analista terá características significativas derivadas do “mundo interno” do analisando e ficará disponível para experiência e exploração em conjunto pelo analisador e pelo analista. Tornar-se-á possível compreender os padrões principais mais profundamente e trabalhar para obter significantes, desejados mudanças.

A forma mais intensiva de tratamento psicanalítico é a própria psicanálise. Isso envolve o agendamento de “sessões” regulares de 45 ou 50 minutos (dependendo do analista), de três a cinco vezes por semana, durante vários anos (existem diferenças de frequência entre diferentes culturas psicanalíticas).

A psicoterapia psicanalítica envolve, em geral (mas não necessariamente), menos sessões por semana. Alguns pacientes começam com uma sessão por semana, sentem a necessidade de sessões mais frequentes e “aumentam” de um número menor de sessões por semana para uma frequência mais alta.

O compromisso com esse “cenário” analítico é sério por parte do paciente e do analista.

A psicanálise pode ser aplicada a terapias de base psicanalítica que ocorrem em contextos individuais, grupais, familiares e até organizacionais.

A Coleção Passo-a-Passo Psicanálise aborda temas como depressão, melancolia, relação entre mitologia e inconsciente, além, claro, da relação entre Filosofia e Psicanálise, já que desde Sócrates existe a ideia de que o homem, para que sua vida tenha sentido, deve aprender a analisar a si mesmo.

Coleção Passo-a-Passo Psicanálise


  1. Depressão e melancolia
  2. Mito e Psicanálise
  3. Freud e a Filosofia
  4. Sonhos
  5. Psicanálise com crianças
  6. A Sublimação
  7. A Transferência
  8. Para que serve a psicanálise
  9. O conceito de sujeito
  10. Lacan, o Grande Freudiano
  11. Teoria do amor na psicanálise

Fonte: netmundi.org

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conversar Agora