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Às vezes, não importa o quanto tentem, adultos com TDAH descobrem que sua escolha inicial de carreira não combina com seus pontos fortes e é necessário fazer uma mudança. 

As categorias a seguir refletem aspectos de um indivíduo que afetam o funcionamento eficaz no trabalho. 

Colete dados sobre cada uma dessas categorias conforme se aplicam a você. Esses dados permitirão que você se veja como uma pessoa única e completa e avalie melhor as carreiras que correspondem às suas características.

Interesses (profissionais e de lazer). Como os indivíduos com TDAH trabalham melhor em áreas que os interessam, é importante que eles identifiquem seus interesses. 

Após a identificação dos interesses, deve ser considerada uma consulta com um conselheiro de carreira treinado, que pode fornecer uma lista de ocupações ou empregos que correspondam aos seus interesses. A lista de profissões que correspondem aos interesses do indivíduo servirá de base para os passos que se seguem.

Competências (mentais, interpessoais e físicas). Identificar habilidades e realizações pode revelar habilidades comercializáveis ​​que podem ser usadas em vários ambientes de trabalho. Geralmente, as habilidades se dividem em três categorias: habilidades que trabalham com dados, pessoas ou coisas. As pessoas se saem melhor quando suas habilidades correspondem aos requisitos do trabalho. As habilidades podem ser avaliadas por meio de testes padronizados ou por meio de listas de verificação que desencadeiam o conhecimento do sucesso em realizações passadas.

VOCÊ PODE SE FAZER AS SEGUINTES PERGUNTAS:

  • Quais matérias foram mais fáceis para você na escola?
  • Que pontos fortes você acha que os outros veem em você?
  • Que habilidades você possui que lhe permitiram ter sucesso em alguma coisa?
  • Que pontos fortes você acha que os professores viram em você?
  • Que coisas sobre o seu desempenho no trabalho o diferenciam dos outros?
  • Além disso, usar uma lista de palavras de habilidades fornecida por um conselheiro de carreira ou publicada em um livro de carreira pode ser útil para identificar habilidades que podem não ter sido consideradas importantes ou consideradas.

Personalidade. Que tipo de personalidade você tem? As preferências de personalidade podem ser medidas por testes padronizados ou por listas de verificação que o forçam a escolher entre duas situações. Conhecer os pontos fortes da personalidade pode ajudar a melhorar os hábitos de trabalho, aumentar as opções de carreira e alcançar um caminho mais bem-sucedido para um futuro profissional.

Valores (trabalho e lazer). As pessoas valorizam coisas diferentes. É geralmente aceito que as pessoas trabalham mais e com mais foco quando a tarefa em mãos está alinhada com seus valores. Os valores de lazer também são importantes, porque uma paixão pessoal muitas vezes pode se transformar em uma carreira. Conselheiros de carreira e outros profissionais que trabalham com questões de carreira, ou listas de verificação em livros de carreira, podem ajudar a isolar esses valores.

Aptidões (raciocínio verbal, numérico, abstrato, rapidez e precisão clerical, mecânica, espacial, ortográfica e linguística). Uma aptidão é definida como a capacidade de adquirir proficiência em uma área específica. Muitas vezes parece que estes são inatos, mas isso não é necessariamente verdade. As aptidões também podem ser aprendidas. Enquanto uma perícia é uma habilidade atual, uma aptidão é o potencial para adquirir uma perícia baseada em talentos naturais ou treinamento. As aptidões podem ser avaliadas formalmente por um profissional ou usando listas de verificação informais. Quando você entende quais são seus pontos fortes, pode compará-los com os requisitos de qualquer trabalho. 

Padrões de energia (Existe um padrão que seja confiável?). Todos os trabalhos requerem diferentes quantidades de energia. Há os tipos de pessoas que podem passar cada dia com a mesma quantidade de produção de energia ou correr em um trabalho, esgotando suas energias e, assim, se sentindo “desgastadas” e com fadiga. Algumas pessoas têm um padrão para sua produção de energia, enquanto outras não.

Para descobrir se existe um padrão na sua produção de energia, mantenha um registro de energia por 1 ou 2 meses. Avalie-se em uma escala de 1 (nível de energia muito baixo) a 10 (nível de energia muito alto) três vezes por dia – no início, meio e final do dia. Registre essas classificações em um livro de registro ou planejador do dia. Revise periodicamente o registro para ver se há algum padrão no nível de energia ao longo do dia, semana e mês. Se um padrão não for perceptível, não será difícil sustentar a energia na maioria dos trabalhos. No entanto, se existir um padrão bastante confiável, pode ser necessário aprender como aproveitar a energia para realizar tarefas difíceis nos momentos em que a energia está alta e fazer tarefas mais “automáticas” quando a energia está baixa ou esgotada.

Hábitos no local de trabalho (o que é esperado versus como medimos). O sucesso no trabalho geralmente depende de características pessoais, como confiabilidade, confiabilidade, comprometimento e atitude. Consulte um livro relacionado à carreira na lista de referência para obter uma lista das qualidades que os empregadores mais procuram nos funcionários. Decida como você mede essas qualidades e determine se é necessário melhorar esses hábitos no local de trabalho.

Um histórico completo de todos os trabalhos anteriores (útil para extrair informações valiosas). As pessoas aprendem mais com seus erros e acertos. Olhe para trás e explore coisas como:

  • O que você mais gostou em cada trabalho
  • O que você menos gostou em cada trabalho
  • As datas de emprego (você saiu depois de alguns meses?)
  • Procure padrões que possam ajudar a planejar uma carreira futura.

Usando os dados. Após coletar esses dados, siga estas três etapas para maximizar a chance de sucesso e minimizar a chance de falha:

  • Leia sobre os empregos que você planeja buscar para obter uma verificação da realidade. 
  • Converse com outras pessoas que já estão fazendo o trabalho por meio de uma série de entrevistas informativas. Isso permitirá que você abra os olhos para a realidade e “experimente a carreira por tamanho”. É uma boa ideia falar com três a cinco pessoas em uma determinada carreira para obter mais de um ponto de vista.
  • Observe o trabalho por uma hora, um dia ou uma semana, ou em uma posição de voluntário. Essa é a única maneira de obter informações não ditas, como o quanto todos podem parecer incomodados, o quão bem iluminada é uma área, o quão calmas as pessoas parecem ao interagir umas com as outras e uma série de outros fatores quase subliminares.

Quando todas essas informações forem coletadas, as seguintes perguntas podem ser respondidas:

  • Quais empregos são “bom ajuste” com meus pontos fortes pessoais e quais empregos são ruins?
  • Que fantasias ou falsas crenças eu tinha sobre os empregos que eu achava que funcionariam bem para mim?
  • Para os trabalhos que são adequados para mim, quais estratégias de apoio, acomodações ou modificações são necessárias para maximizar meu sucesso?

Referências Bibliográficas:

Bolles, R., & Brown, D. (2001). Job search for so-called disabled people. Berkeley, CA: Ten Speed Press.

Brown, D.  (2000). Learning to live: a guide to plan your career and find a job for people with learning disabilities, attention deficit disorder and dyslexia. Bethesda, MD: Woodbine House, Inc.

Dictionary of Professional Titles. (1993). Washington, DC: U.S. Department of Labor, Employment and Training Administration, U.S. Employment Service.

Fellman, W. (2000). Finding a career that works for you. Plantation, Florida: Specialty Press, Inc.

Latam and Latam. (1994). Success in the workplace. Washington, DC: JKL Communications.

Nadeau, KG (1997). ADD in the workplace. Bristol, PA: Brunner/Mazel, Inc.

Manual of Occupational Perspectives. (1999-2000). Washington, DC: U.S. Department of Labor, Bureau of Labor Statistics.

Weiss, L. (1996). ADD at work. Dallas, TX: Taylor Publishing Co.

Sites:

Americans with Disabilities Act

http://www.ada.gov/ada_intro.htm

Equal Employment Opportunity Commission

http:// www.eeoc.gov

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

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