Numa Avaliação Neuropsicológica Infantil examinamos várias áreas do funcionamento cortical. Vou descrever sucintamente estas áreas:
Anamnese – que é feita com os pais e depois com a criança a fim de conhecer seu estado de consciência, bem como suas queixas, que já foram relatadas pelos genitores e escola.
Determinação da dominância cerebral– se utiliza dominância lateral direita, esquerda ou ambidestra.
Funções motoras das mãos – praxias motoras (função que permite a realização de gestos coordenados e eficazes), praxias orais, regulação verbal do ato motor.
Organização acústico-motora – percepção e reprodução de relações tonais.
Funções superiores cutâneas e cinestésicas – sensação cutânea, sensibilidade muscular e articular, estereognosia (habilidade de reconhecer ou identificar a forma e os contornos dos objetos através do tato).
Funções visuais superiores – percepção visual, orientação espacial, operações intelectuais no espaço.
Fala receptiva – audição fonêmica, compreensão de palavras, compreensão de operações simples, compreensão de estruturas lógico-gramaticais.
Fala expressiva – articulação de sons da fala, fala reflexa(repetitiva), função nominativa da fala, fala narrativa.
Habilidade aritmética – compreensão da estrutura numérica, operações aritméticas.
Processos mnésicos – processo de aprendizado, retenção e evocação, memorização lógica.
Processos intelectuais – compreensão de gravuras e textos temáticos, formação de conceitos, atividade intelectual e discursiva.
Não cabe neste artigo descrever todas as provas de avaliação relacionadas a cada uma destas funções mencionadas, bem como os mecanismos cerebrais envolvidos.
Descrevo abaixo os outros enfoques pesquisados numa Avaliação Neuropsicológica Infantil:
Ativação e atenção – elementos fundamentais de toda atividade neuropsicológica. A ativação deve estar ligada com a atenção.
Memória – em sua vertente de evocação de material codificado e em sua vertente de fixação de nova informação.
Emoção – como são nomeadas as emoções, se as mesmas se adaptam as circunstancias evocadas em sua qualidade, relevância, contexto, frequência e intensidade.
Cognição – distinguindo uma dimensão de percepção e gnosia, reconhecimento modal específico, através de analisadores visuais, auditivos e cinestésico, processamento conceitual e ação.
Linguagem – oral e escrita, receptivo e expressivo, com especificidade no sistema cognitivo.
Regulação – representa a capacidade de controle global da conduta independente, com planos, objetivos e formas concretas de ação.
A Avaliação Neuropsicológica Infantil, portanto visa uma apreciação integrada da personalidade, deve ser construído e administrado de forma a poder concluir não apenas as funções afetivas, conativas e intelectuais que se encontram prejudicadas, mas correlacioná-los aos mecanismos neuro-anátomo-fisiológicos responsáveis pelas dificuldades apresentadas, bem como oferecer um diagnóstico diferencial.
Um importante aspecto da Avaliação Neuropsicológica Infantil é a relação do diagnóstico ao planejamento psicológico ou reeducativo.
No Instituto Inclusão Brasil – Consultório de Psicologia, Psicopedagogia e Psicanálise realizamos Avaliação Neuropsicológica Infantil.
Entre em contato comigo e agende uma entrevista:
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/