Promover a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual, requer um trabalho sistemático acima de diferentes estratégias e adequações de materiais.
As limitações do aluno com déficit intelectual, sejam elas de ordem conceitual, prática ou social, interferem de maneira substancial na aprendizagem e na execução de determinadas habilidades da vida diária, no contexto familiar, escolar e social, e quanto mais precoce for detectado o quadro de deficiência intelectual, maiores serão as possibilidades da pessoa receber as ajudas e apoio necessários para a sua emancipação social.
Glat, (2004) afirma que: Não há duvida que a necessidade de cuidado maior imposta por sua condição restringe e transforma, em maior ou menor grau, a vida de todos os que lhes são próximos .
No entanto, é importante que atenção que lhe é dada seja no sentido de estimular e incentivar ao máximo sua autonomia e crescimento, para que ele possa aprender a melhor lidar com suas dificuldades.
Assim sendo, há varias estratégias que o professor poderá considerar em sala de aula para o desenvolvimento do trabalho com aluno com deficiência intelectual.
SUMÁRIO:
1- A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
2-DIFERENÇA ENTRE SALA REGULAR, ATENDIMENTO CLÍNICO E AEE
3-ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
3.1-PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS
3.2-PARA PLANEJAR É PRECISO
4-FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO
5- O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
6-O ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
7-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
8-ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
DOWNLOAD DA APOSTILA:
“ESTRATÉGIAS DE TRABALHO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – AEE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO” – Profas. Eliane Regina Moreno Falconi e Natalie Aparecida Sturaro Silva
https://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/estratc3a9gias-pedagc3b3gicas-deficic3aancia-intelectual-di.pdf
Entre em contato comigo e agende uma entrevista:
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250