Os psicólogos escolares são membros qualificados de equipes escolares que apoiam a capacidade dos alunos de aprender e a capacidade de ensinar dos professores. Eles precisam ter qualificação em saúde mental, aprendizado e comportamento para ajudar crianças e jovens a terem sucesso acadêmico, social, comportamental e emocional.
Os psicólogos escolares fazem parcerias com famílias, professores, administradores escolares e outros profissionais para criar ambientes de aprendizagem seguros, saudáveis e de apoio que fortaleçam as conexões entre a casa, a escola e a comunidade.
As atividades que um psicólogo escolar está apto para desenvolver:
- Coleta e análise de dados sobre a história do aluno
- Avaliação de desempenho da aprendizagem
- Monitoramento de progresso
- Práticas de toda a escola para promover a aprendizagem
- Resiliência e fatores de riscos na escola
- Projetos de prevenção ao bullying, sexualidade, homofobia, multiculturalismo, respeito à diversidade humana, etc
- Intervenções pedagógicas e de aprendizagem
- Prevenção e intervenções de saúde mental
- Intervenções comportamentais
- Suporte instrucional e vocacional
- Serviços de educação especial para atender alunos com deficiências ou transtornos na aprendizagem
- Colaboração família-escola-comunidade
- Diversidade no desenvolvimento e aprendizagem
- Pesquisa e avaliação de programas
- Ética profissional, direito escolar e sistemas diferenciados de ensino
Os psicólogos escolares fornecem apoio direto e intervenções aos alunos, consultam professores, familiares e outros profissionais de saúde mental empregados na escola (por exemplo, conselheiros escolares, assistentes sociais escolares) para melhorar as estratégias de apoio, trabalham com administradores escolares para melhorar as práticas escolares e políticas e colaborar com os provedores da comunidade para coordenar os serviços necessários.
Os psicólogos escolares ajudam a escola a obter sucesso nas seguintes demandas:
- Promover a motivação e o envolvimento do aluno
- Realizar avaliações psicológicas e acadêmicas
- Individualizar instrução e intervenções para os alunos
- Gerenciar o comportamento do aluno e da sala de aula
- Monitorar o progresso do aluno
- Coletar e interpretar dados de alunos e salas de aula
- Reduzir encaminhamentos inadequados para educação especial ou diagnósticos reducionistas
- Promover comportamentos saudáveis e preventivos a saúde mental
- Melhorar a comunicação e as habilidades sociais dos alunos
- Avaliar as necessidades emocionais e comportamentais do aluno
- Proporcionar aconselhamento individual e em grupo
- Promover a resolução de problemas, a gestão da raiva e a resolução de conflitos
- Reforçar habilidades de enfrentamento e resiliência positivas
- Promover relações positivas entre pares e resolução de problemas sociais
- Fazer referências e ajudar a coordenar os serviços comunitários fornecidos nas escolas
- Apoiar e acolher os alunos em situações de riscos por uso de drogas, ideação suicidada, comportamentos de cutting, bullying, ciberbullying, sexualidade, homofobia, etc
- Avaliar diversas necessidades de aprendizagem
- Fornecer serviços culturalmente responsivos a estudantes e famílias de diversas origens
- Planejar programas de educação individualizada (plano Individual de ensino – PEI) apropriados para alunos com deficiências ou transtornos de aprendizagem
- Modificar e adaptar currículos e instruções
- Ajustar as instalações e rotinas da sala de aula para melhorar o engajamento e o aprendizado do aluno
- Monitorar e comunique-se eficazmente com os pais sobre o progresso dos alunos
- Criar climas escolares seguros e positivos
- Impedir o bullying, ciberbullying e outras formas de violência
- Apoiar a aprendizagem socioemocional
- Avaliar o clima escolar e melhorar a conectividade escolar
- Implementar e promover a disciplina positiva e a justiça restaurativa
- Implementar suportes comportamentais positivos em toda a escola
- Identificar em risco estudantes e vulnerabilidades escolares
- Prestação de serviços de prevenção e intervenção em situações de crise
- Fortalecer Parcerias Familiares e Escolares
- Ajudar as famílias a entender as necessidades de aprendizado e saúde mental de seus filhos
- Auxiliar na navegação em processos de educação especial
- Conectar famílias com provedores de serviços comunitários quando necessário
- Ajudar efetivamente a envolver famílias com professores e outros funcionários da escola
- Melhorar a compreensão e capacidade de resposta da equipe para diversas culturas e origens
- Ajudar os alunos a fazer a transição entre os ambientes de aprendizagem da escola e da comunidade, como tratamento residencial ou programas de justiça juvenil
- Melhorar a avaliação e a responsabilização em toda a escola Monitorar o progresso individual do aluno em acadêmicos e comportamento
- Gerar e interpretar dados úteis de alunos e resultados escolares
- Coletar e analisar dados sobre fatores de risco e proteção relacionados aos resultados dos alunos
- Planejar serviços nos níveis de distrito, prédio, sala de aula e individual
A importância do psicólogo escolar pode ajudar todas as crianças e jovens a enfrentar problemas de tempos em tempos relacionados à aprendizagem; relações sociais; tomar decisões difíceis; ou administrar emoções como se sentir deprimido, ansioso, preocupado ou isolado.
Os psicólogos escolares ajudam estudantes, famílias, educadores e membros da comunidade a entender e resolver problemas crônicos de longo prazo e problemas de curto prazo que os estudantes podem enfrentar.
Os psicólogos escolares são um recurso altamente qualificado e pronto para garantir que todas as crianças e jovens prosperem na escola, em casa e na vida.
Entre em contato comigo e agende uma entrevista:
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/
Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.
Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.