APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – AEE

Compartilhe

Promover a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual, requer um trabalho sistemático acima de diferentes estratégias e adequações de materiais.

As limitações do aluno com déficit intelectual, sejam elas de ordem conceitual, prática ou social, interferem de maneira substancial na aprendizagem e na execução de determinadas habilidades da vida diária, no contexto familiar, escolar e social, e quanto mais precoce for detectado o quadro de deficiência intelectual, maiores serão as possibilidades da pessoa receber as ajudas e apoio necessários para a sua emancipação social.

Glat, (2004) afirma que: Não há duvida que a necessidade de cuidado maior imposta por sua condição restringe e transforma, em maior ou menor grau, a vida de todos os que lhes são próximos .

No entanto, é importante que atenção que lhe é dada seja no sentido de estimular e incentivar ao máximo sua autonomia e crescimento, para que ele possa aprender a melhor lidar com suas dificuldades.

Assim sendo, há varias estratégias que o professor poderá considerar em sala de aula para o desenvolvimento do trabalho com aluno com deficiência intelectual.

SUMÁRIO:

1- A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

2-DIFERENÇA ENTRE SALA REGULAR, ATENDIMENTO CLÍNICO E AEE

3-ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

3.1-PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS

3.2-PARA PLANEJAR É PRECISO

4-FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO

5- O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

6-O ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

7-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

8-ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO

DOWNLOAD DA APOSTILA:

“ESTRATÉGIAS DE TRABALHO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – AEE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO” –  Profas. Eliane Regina Moreno Falconi   e Natalie Aparecida Sturaro Silva

https://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/estratc3a9gias-pedagc3b3gicas-deficic3aancia-intelectual-di.pdf

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

O QUE É TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

O Transtorno Obsessivo Compulsivo também chamado de TOC é um transtorno de ansiedade comum no qual uma pessoa tem pensamentos obsessivos e sente que precisa

QUAL O SEU PROPÓSITO DE VIDA?

PARÁBOLA DO BEIJA-FLOR Em uma antiga e grande floresta, cheia de árvores e plantas, viviam muitas espécies de animais, cada um à sua própria maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×